Com MC Daleste, Guimê, Boy do Charmes , conheça trilha sonora dos 'rolezinhos'

 
 
MCs Guimê, Daleste e Boy do Charmes
Fenômeno do fim do ano, os “rolezinhos” mostraram uma cidade partida. De um lado, alguns defendem que trata-se de uma ação afirmativa contra o racismo, de outro escancarou-se que a simples presença dos jovens da periferia nos shoppings pode ser chocante para a classe média.
Lojistas pediram a presença da PM nas ”ilhas de consumo”. Shoppings são territórios isolados da rua no tempo e no espaço, como nos cassinos que não se distingue dia e noite, frio, calor, sol e chuva.
Nos rolezinhos, que já passaram pelos shoppings Metrô Itaquera, Shopping Internacional de Guarulhos, Campo Limpo, Interlagos, Aricanduva, o funk surge como identidade. Deixa Eu Ir, do MC Daleste, foi a trilha sonora do primeiro evento paulistano do tipo que ganhou espaço na mídia, em Guarulhos, no dia 7 de dezembro, quando 6.000 jovens participaram. 
Em uma página do Facebook para convocação de um dos rolezinhos, no Aricanduva, os organizadores mostraram intenção em dar uma “tumultuada”, “dar uns beijos”, “conhecer novos amigos” e “tirar várias fotos”.
“Os rolezinhos são ponta-de-lança de um movimento difuso, criativo e anticlichê, que inventa novos modos de protesto. Funda-se na vontade de participar do espaço público (e da cidade) do mesmo jeito que a internet permitiu participar do espaço simbólico. Vale lembrar que os rolezinhos são organizados pela rede, tal como as manifestações de junho”, afirmou Ronaldo Lemos, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro e do Creative Commons no Brasil, em sua coluna na Folha de S. Paulo.
Além de Daleste, que com sua trágica morte tornou-se o termo mais buscado do Google no país, alguns dos nomes que transformaram o funk ostentação em música de protesto são: Guimê, Boy do Charmes, Backdi e Bio G3, MC Dedé, MC Menor do Chapa, MC Lon, MC Rodolfinho.
Deixa Eu Ir, MC Daleste e MC Yoshi
MC Guimê – Plaquê de 100
MC Gui – O Bonde Passou
MC Boy do Charmes – Megane
Backdi e BioG3 – Vem Com Os Trutas
Menor do Chapa – Firma Milionária
MC Lon – Novinha Vem Que Tem
MCs Pikeno e Menor – Toda Toda
MC Danado – Daquele Jeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário