Formandos divulgam nota de apoio ao padre que fez versão de funk em culto ecumênico

Após a repercussão da divulgação de um vídeo em que o padre Hewerton de Castro Alves, da Paróquia Santa Luzia, no bairro de Estância, aparece cantando e dançando uma versão religiosa do "Show das Poderosas", da funkeira Anitta, durante o culto ecumênico de uma turma de direito da Universidade Católica de Pernambuco, os formandos emitiram uma carta aberta em defesa do religioso. No documento, os granduandos elogiam a conduta do religioso e a proposta de levar os jovens para a igreja. Neste sábado, Hewerton deve celebrar duas primeiras missas após a polêmica. As celebrações estão marcadas para as 18h e as 19h30, na paróquia de Santa Luzia, na Estância.

Confira o vídeo:
O pároco se reuniu, na quinta-feira (23), a portas fechadas, com o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido para discutir o vídeo postado no YouTube no último dia 17. Depois de 30 minutos de conversa, a Arquidiocese não se pronunciou e o padre, que sempre manifestou sua intenção de atrair os jovens para a igreja, pediu perdão aos fiéis, através de nota encaminhada à imprensa, e ainda cancelou sua conta no Facebook.

O culto ecumênico aconteceu no último dia 8 e durou duas horas. Teve representantes de todas as religiões convidados pelos formandos. O padre Hewerton de Castro Alves discursou seguindo a linha que adota na Paróquia Santa Luzia, com homilias claras e inovadoras, sempre alegre, acessível e próspero, como ele mesmo se definia no Facebook. O religioso parabenizou os presentes e desejou sucesso nas carreiras. Apenas no encerramento, como os demais religiosos que discursaram na noite, ele interpretou o Show da JMJ. A versão interpretada pelo pároco foi criada pelo músico Thiago Pigozzo e ficou conhecida durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em julho passado, quando o papa Francisco esteve no país.

Confira a carta aberta dos estudantes na íntegra

Carta aberta a toda a comunidade que teve conhecimento acerca da paródia realizada pelo Padre Hewerton de Castro Alves no Culto Ecumênico da turma de Direito da Universidade Católica de Pernambuco.

É com muita indignação que nós, bacharéis em direito da turma 2013.2 da Unicap, para a qual o padre Hewerton deu um animado e caloroso sermão no nosso culto ecumênico de conclusão de curso, divulgamos esta carta de apoio ao pároco.
O momento do culto ecumênico é aquele onde todos os recém formados buscam agradecer a Deus, nas suas mais diversas formas religiosas, pela realização do sonho da imensa maioria da população: a graduação. O nosso culto foi permeado pelos mais belos sentimentos, com um misto de alegria, emoção, reflexão, diversão e, acima de tudo, louvor a Deus.

Após o momento de explanação dos representantes do espiritismo e da Igreja Evangélica, foi a vez do Padre Hewerton nos transmitir a palavra do Senhor de uma maneira leve e, por assim dizer, envolvente. Isso porque todos os presentes no Arcádia do Paço Alfândega, no dia 08 de janeiro de 2014, aplaudiram o padre calorosamente, cantaram o refrão da paródia tão criticada em alto e bom som e ainda participaram da brincadeira proposta pelo padre quando do início de sua apresentação.

Ora, a palavra de Deus deve ser transmitida sempre e em todo lugar, nas mais distintas formas e com o único intuito de evangelizar. E foi isso que nós, naquele momento único em nossas vidas, sentimos. Passamos por uma situação de louvor e adoração ao Senhor, de forma divertida e, em momento algum desrespeitosa. A Bíblia já ensina em Salmos 28:7: "O Senhor é a minha força e o meu escudo; Nele o meu coração confia, e Dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico Lhe darei graças."

A paródia cantada pelo Padre Hewerton já era conhecida por vários presentes ao culto, por isso que o mesmo, ao fim da cantoria, agradece "às suas fãs", pois antes do mesmo entoar o canto, muitas pessoas na plateia já gritaram em aprovação àquele momento. Cumpre ressaltar que a versão católica da música de Annita não foi criada pelo referido padre, uma vez que foi cantada na Jornada Mundial da Juventude, em 2013, perante o Papa Francisco.
Entendemos que a atitude do Padre Hewerton em cantar a paródia da música de Annita em nosso culto ecumênico foi de uma inteligência ímpar, vez que conseguiu aliar a palavra de Deus ao cotidiano jovem. E a palavra bíblica, mais uma vez, nos mostra o que deve ser buscado no Senhor, em Filipenses 4:4: "Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!"

E, com toda certeza, compreendemos que o nosso momento de ação de graças foi muito mais divertido e brilhante com a presença do Padre Hewerton, que com sua alegria contagiante, conhecimento notório da palavra divina e carisma encantador, edificou o nosso Culto em Ação de Graças ao melhor que poderíamos ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário