Prepare-se para passar a folia ouvindo: "Eu vou, eu vou...

Apontada como grande hit deste carnaval, a canção parara tibum vem invadindo festas, academias e palcos de muitos artistas brasileiros. O povo apresenta a voz por trás do sucesso e a ousada coreografia

As vozes de Dunga, Soneca, Zangado, Feliz, Atchim, Dengoso e Mestre avisam: vai começar o Parara Tibum. Forte concorrente ao posto de “música do Carnaval”, o hit mescla a voz da MC paulista Tati Zaqui com os áudios da versão dublada do filme Branca de Neve e os Sete Anões (1937). Desde 2014, o “batidão” é sucesso na Internet e em festas, academias, além de invadir os palcos de artistas como Anitta, Cláudia Leitte e Aviões do Forró.
 
Com coreografia ousada e letra cheia de insinuações, a música começou a se popularizar em dezembro passado, quando viralizou suposto vídeo em que atriz Bruna Marquezine caía na dança. Logo a história foi desmentida, a música, porém já era sucesso. “Todas as pessoas que estão na mídia e cantaram, ou foram confundidas, colaboraram para a música virar hit”, afirma Tati Zaqui. A cantora de 20 anos tem feito shows Brasil afora e recentemente se apresentou no Paraguai.
 
De cabelo azul e jeito de menina, a funkeira paulista conquistou, inclusive, o público carioca, rompendo o “racha” entre os funqueiros dos dois estados. Ainda sem clipe oficial, a música é replicada em vários vídeos no Youtube. “Os vídeos têm ajudado a me levar para fora do funk. O hit está sendo cantando por artistas famosos de axe, forró, sertanejo”, comemora Tati.
 
Nas academias, a música é pedida certa nas aulas de dança. “Tem feito bastante sucesso, a gente chega na aula, o pessoal já pede logo como a ‘música do Carnaval’”, afirma o coreógrafo Hilley Peixe, que chega a reunir 50 alunos por aula, entre adultos, idosos e crianças.

Música infantil?“O uso de referências infantis nas músicas de funk pode acabar atraindo crianças pra um estilo/música que não é propriamente direcionado a elas”, destaca a mestranda em Comunicação Thinayna Máximo. Para a pesquisadora em infância e mídia, é preciso estar atento para o contato das crianças com discursos machistas e sexualizados.
 
Já para a estudante universitária Izabele Maria, Parara Tibum não deve ser levada a sério. “Acho superdivertida, mas nem todo mundo acha. Tem gente que diz que não estão mais respeitando nem os desenhos infantis”, conta, ressaltando ser fã do clássico filme que inspirou a música. 

Números

180 MIL 
curtidas 
é o número que a página da cantora no Facebook já lcançou.
 
11 MILHÕES de views no áudio oficial da música no Youtube.  

APRENDA OS PASSOS DO PARARA TIBUM
1. Dois para lá e dois para cá 

Mova o corpo para o lado esquerdo e em seguida para o lado direito com as mãos fixas
 
2. Até o chãoPare no meio, com flexão e extensão de quadril
 
3. Quadradinho de quatro Movimentos de quadril em “formato” de quadrado. Para cima, para o lado esquerdo, para baixo e para o lado direito. 

BATE-PRONTO

MC TATI ZAQUI
funkeira
 
O POVO - Tati Zaqui, para você, Parara Tibum já se tornou um sucesso nacional? 
Tati - Graças a Deus! A música além de ter atingido todos os estados brasileiros, também chegou no Paraguai, onde realizei show recentemente. Foi muito incrível eu fazendo um show para muchachos e muchachas.

O POVO - O Parara Tibum sinaliza um novo rumo do funk paulista? Seria a queda do Funk Ostentação?
Tati - Não diria que seria a queda do Funk Ostentação, mais o Parara tibum influenciou diversos outros artistas do funk a criarem músicas com este estilo de melody, músicas de desenho animados, entre outros. Espero que se torne a nova onda do funk!
 
O POVO - Você, enquanto cantora, se achou no Funk?
Tati - Eu não tinha segurança pra correr atrás do meu sonho antes, e foi no funk que eu me achei, encontrei o lugar onde devo estar. É uma coisa que eu gosto de fazer, o gênero que me sinto bem cantando.

O POVO - A música terá um videoclipe oficial? Quando será lançado?
Tati - Gravei o videoclipe recentemente com a melhor produtora, chamada Kondzilla, e lançaremos antes do Carnaval! Ficou incrível, super diferente, espero que gostem.  

ASSISTA

ao vídeo exclusivo 
Os coreógrafos Hilley Peixe e Luana Saminez , da academia Greenlife, ensinam a coreografia completa de Parara Tibum emwww.opovo.com.br/videos

Nenhum comentário:

Postar um comentário