Novo Funk Brega 'progressivo' de Pernambuco explora a ostentação esse vai pegar

Pernambuco vive novos tempos do estilo brega, que agora se aproxima do funk ostentação, de São Paulo, e fala de luxo, bebida e mulheres.



A nova mutação do estilo brega é um grande sucesso em Pernambuco. O fenômeno musical começou na internet e só depois invadiu as rádios.
Hermano Vianna, integrante do programa Navegador, da GloboNews, destaca as principais mudanças ocorridas no estilo brega ao longo dos anos. “Começou com a Jovem Guarda tocando rock no subúrbio do Rio de Janeiro. No início dos anos 70, quando o Roberto Carlos virou um cantor adulto e começou a tocar com orquestra no Canecão, o brega começou a viajar pelo Brasil", conta. "Primeiro foi parar no Goiás, do Amado Batista. Depois, foi para Pernambuco, que deu no Reginaldo Rossi, vários outros nomes importantes da música elétrica pernambucana. Depois foi para Belém do Pará, onde se encontrou com os ritmos caribenhos e deu na banda Calipso, e agora essa história continua lá em Pernambuco, meio escondida do resto do Brasil”.
Em 2012, a música “Tou desandado”, de Os abusados, Shevchenko e Elloco, não precisou de clipe para virar sucesso no YouTube. “É interessante que as pessoas nem têm mais clipe para colocar no YouTube. Elas colocam uma foto e colocam a música. Mas o YouTube virou o rádio, a grande plataforma para ficar escutando música”, afirma Hermano Vianna.

Mas a dupla Shevchenko e Elloco tratou de produzir um clipe para lançar a nova música, “Braba de milionário”, no canal de vídeos. “O novo sucesso dessa dupla já é o funk ostentação de São Paulo, que faz muito sucesso em Pernambuco. É o tema de ganhar dinheiro, a periferia falando: ‘nós estamos podendo e queremos tudo o que disseram que é bom na vida’”, revela Hermano.

Segundo Hermano, é Jurema Fox, com a música “Recalcada”, quem comanda o estilo brega progressivo em Pernambuco. “É a grande ‘ídola’”, afirma.
Veja os Videos Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário