Funk e sertanejo dominam a música em 2013

Nas rádios, apenas 11 entre as 50 canções mais executadas foram de artistas internacionais

Não houve muito espaço para a música estrangeira no gosto do brasileiro em 2013. Tanto nas rádios quanto na internet, estudos de audiência mostram que o sertanejo e o funk dominaram os ouvidos do país.
Segundo estimativas da Crowley Broadcast Analysis do Brasil, empresa que monitora transmissão de áudio, apenas 11 entre as 50 canções mais executadas em rádios nacionais foram de músicos internacionais (Bruno Mars e Rihanna emplacaram duas faixas cada um, mas a posição mais alta foi o 6º lugar de “Don’t Worry Child”, do Swedish House Mafia).
"Ruim mesmo era quando ocorria o contrário”, diz João Augusto, proprietário da gravadora Deck, presente no top 20 da Crowley com duas músicas do cantor Naldo Benny: “Amor de Chocolate” (5º) e “Se Joga” (20º) . “Era difícil aceitar que um país musical como o nosso se visse dominado por música feita no exterior, especialmente músicas saxônicas que carecem do suingue que temos de sobra.”
Os dois primeiros lugares na apuração da Crowley foram garantidos pelo sertanejo: o primeiro, com os veteranos Bruno & Marrone e “Vidro Fumê”; o segundo, o “universitário” Luan Santana com “Te Esperando”. Esse sucesso confirma os dados da pesquisa “Tribos Musicais”, do Ibope, divulgada em outubro, mostrando que 58% dos ouvintes brasileiros de rádio preferem o sertanejo.
“Na nossa percepção e números, a música sertaneja domina as rádios e as vendas pelo menos desde os 90 de forma consistente, e chegamos a dizer que, com estes números, a MPB é, na verdade, sertaneja”, diz o presidente da Sony Music, a gravadora de Bruno & Marrone, Alexandre Schiavo. “É o gênero musical que mais se escuta, vende e gera público de shows em todo Brasil. Como sabemos vários artistas sertanejos chegam a fazer mais de 250 shows em um único ano. Um número altíssimo comparado com o resto do mundo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário