'O sertanejo e o funk foram criados por Deus', garante cantor de dupla gospel



Os irmãos Otoniel & Oziel bombavam no sertanejão evangélico raiz. Gravaram dez álbuns de 1967 a 1975 e morreram um ano depois do lançamento de seu último álbum, num acidente de carro.
Três anos após a tragédia, numa maternidade do interior de São Paulo, uma mulher dá à luz a dois gêmeos. Observando os recém-nascidos, a avó insistiu. Que fossem batizados em homenagem aos sertanejos evangélicos. Os nomes foram parcialmente aceitos.
“Minha mãe não aceitou me batizar de Otoniel. É um nome muito feio”, diz, rindo, o cantor Daniel, irmão e parceiro de Oziel, o filho agraciado com a homenagem.
Com o destino traçado na maternidade, não teve jeito. Os gêmeos cresceram e, sob forte influência do sertanejo raiz e das forças celestiais, começaram a cantar.
Hoje, aos 35 anos, os dois irmãos residem em Maringá e já gravaram três CD’s, todos investindo num sertanejo raiz: “Louvor e Adoração” (2000), “Exclusividade” (2006) e “Impacto” (2009).
Em janeiro do próximo ano, a dupla deverá lançar o álbum da mudança, “Loucos por Jesus”, que pega carona na onda do sertanejo universitário.
“Vamos misturar vanera, axé baiano e pop, nos shows e no CD. Só não tem arrocha, porque é tido como um estilo muito sensual”, diz Daniel, em entrevista concedida na redação do Diário.
Se Jesus ouvisse o sertanejo universitário gospel da dupla, Ele ficaria extremamente satisfeito, garante o cantor. “A música foi criada por Ele. O rock, o sertanejo e o funk também foram criados por Deus. Não está escrito na bíblia que é pecado cantar sertanejo universitário, cantar arrocha”, justifica.
Na hora de compor, Daniel diz que se preocupa com o conteúdo das letras. “Falamos de Jesus, da grandeza de Deus, dos planos Dele para o homem.”
Crítica
Ao avaliar o sertanejo contemporâneo, Daniel não esconde o seu desgosto pela qualidade das músicas sobre Camaros amarelos e coisas do tipo. “Tem muita gente aí que faz de tudo para ganhar Ibope. Então, essas duplas cantam músicas sem letra”, diz.
Por isso mesmo, o show de Oziel & Daniel é composto apenas por músicas próprias. Nada de covers para outras figurinhas “universitárias”. “Nossa ideia é ser luz. Não aceito cantar qualquer música no meu show”, avisa.
O sonho da dupla, com o próximo álbum, é ir além dos cultos no final de semana. “Nosso sonho é tocar no Wood’s”, revela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário