Resíduos da Ditadura


“Pede para ele parar de falar, se não eu desligo a energia!”


Assim a diretora do Colégio Estadual Hugo Lacoste Vitale, localizado no bairro Jd Maria Sampaio, ordenou para parar o debate “Racismo nas Ruas de SP”. Por lá os participantes Thiago Vinicius (Agencia Popular Solano Trindade / Observatório Popular de Direitos) , Juninho (Circulo Palmarino) , Tula Pilar (Poetisa) , e o mediador Lino(Carta Capital) falavam sobre a questão do racismo nas ruas e quando o Secretario da Promoção da Igualdade Racial, Netinho de Paula, iniciou sua fala, logo veio a ação. Por lá, dezenas de pessoas atentas a conversa, olhos brilhando, perguntas e respostas, um resíduo da ditadura, que até hoje convive na nossa educação formal.
Palavras de ordem trazem essa lembrança para dentro dos colégios. “Inspetor de aluno”, “delegacia de ensino’, “servente’, “ficar em fila e sem falar”, além dos nomes dos Colegios de nossa região, que na sua maioria é de militares.
Escola Presidente Café Filho, Escola Coronel Mario Rangel, e a própria “Deputado Hugo Lacorte Vitale”, também é um resíduo da Ditatura.


A festa que foi englobada dentro do Programa Familia na Escola, que tem que trazer as famílias para as Escolas. Neste caso cumpriu seu dever, graças ao trabalho da comunidade que juntamente com a ONG Capão Cidadão e Agencia Solano Trindade colaborando com a ação, ação essa que a direção da escola tem que prestar conta para a Delegacia de Ensino. Neste dia, os colégios tem que fazer relatórios, e a direção do colégio tem que vir trabalhar, assim como seus professores, neste sistema nós realizadores fomos a salvação, tanto para a população como também para a Direção, que convocou os Professores em Sistema de revezamento. Estes professores que na sua maioria nem deram as caras no evento, pensei no dinheiro público que se gasta, e logo olhamos pelas janelas de uma sala, la milhares de livros se estragando, uma vergonha, esse resíduos da ditadura.
Quanto a festa que realizamos só elogio mulheres, senhoras que vi fazendo uma a uma, coisas que na sua maioria parecem simples, mas que para o povo era essencial para a auto estima, limpeza de pele, medição de pressão, exame de vista, barraco cooperativa, penteado infantil, grafite, musica, alegria geral, como deveria ser o final de semana, na verdade por ali vi o quanto que é delicado a questão política no Brasil. Precisamos formar e e informar os diretores e avisar que a ditadura acabou, e avisar que o povo não merece.
Bora vamos a luta contra as injustiças, isso não é um fato isolado. Por isso vamos a luta! Confiram as fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário