Samba de roda e dez microtrios vão animar o Carnaval no Pelourinho


Um carnaval pipoca para o folião sentir a alegria das festas populares. Da decoração às atrações, as ruas do centro histórico serão contagiadas pelo samba de roda de renomados artistas como Mariene de Castro, o axé de Margarath Menezes, o reggae de Edson Gomes, os antigos bailes de carnavais com a banda Bailinho de Quinta, e muito som percussivo com os blocos afros.
 Serão mais de 200 artistas, 10 microtrios e mais de 200 shows e performances artísticas, que animarão o Carnaval da Cultura no Circuito Batattinha, que este ano traz como tema as Festas Populares da Bahia.  As novidades do Carnaval 2015, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) foram anunciadas ontem, no Palácio Rio Branco. O investimento do governo foi de R$ 10 milhões, destinado a três programas: Carnaval Ouro Negro, Carnaval do Pelô e Carnaval Pipoca. 
A festa começa hoje (5) com o “Grito de Carnaval”, antiga tradição carnavalesca de Santo Amaro. O evento será no Largo Pedro Arcanjo, a partir das 20 horas  com a Orquestra Iemanjá e artistas. Para o Secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal o “Abre Alas” da festa será um encontro mágico que marca a diversidade musical de gerações. “Será um encontro de gerações, com Claudete Macedo, cantora tradicional da Bahia que deve ter uns 50 anos de carreira, Cacau do Pandeiro, Jota Veloso que é mais recente, e Ninha que naturalmente vai colocar a Pedro Arcanjo para ferver”, disse.
Conforme o secretário, outra inovação da festa é o micro trio, que este ano vem com grande força no Centro Histórico. Serão dez micro trios puxados por 92 projetos musicais escolhidos através de uma curadoria composta por produtores musicais e radialistas.
 “Serão 15 projetos para o palco do Largo do Pelourinho, 10 projetos de micro trios, 36 atrações para os largos do Pelô e 31 apresentações de rua. Os classificados participam dos projetos Carnaval Pipoca e Carnaval do Pelourinho”, relatou o secretário. Para Portugal a idéia pode revolucionar o carnaval. “Acho que o folião pipoca vai abraçar cada vez mais o micro trio, daqui a cinco, oito anos teremos um carnaval da Bahia só com o micro trio, e sem cordas. Todo mundo pulando sem amarras e sem cordas”, disse o titular da Secult. 
Essência
A principal homenagem este ano vem inspirada do Recôncavo Baiano e seus sambas de roda, que traduzem a essência das festas populares do estado. A abertura do Carnaval do Pelô, na sexta-feira (13), homenageará o centenário de nascimento de Dona Edith do Prato, grande sambista que conquistou o público entoando sambas de roda com um prato e uma faca.
 Sete vozes femininas interpretarão os cânticos da festa que tem como anfitriã a cantora Mariene de Castro, recebendo o grupo de samba de roda Raízes de Santo Amaro, além da sambista, Carol Soares, Manuela Rodrigues, Margareth Menezes, Mariela Santiago, Virgínia Rodrigues e Will Carvalho.Para Mariene de Castro ser anfitriã da festa terá um gostinho especial, por ter influências do samba de Dona Edith: “Homenagear dona Edith realmente foi um presente que Portugal está me dando, de juntar a minha voz com essas sete vozes e o grupo de Santo Amaro. Teremos um repertório lindo que fez a história do samba de roda da Bahia. Eu aprendi muito com ela, convivi com ela, tinha um apreço de neta, e será uma emoção muito grande fazer essa homenagem”, pontuou a artista. A cantora Margareth Menezes falou da sua relação com a homenageada. “Várias vezes já fui a Santo Amaro vê-la, conversar, pedi a benção, então ela merece essa homenagem e me sinto honrada em participar dessa festa”, ressaltou.  
A diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias, Arany Santana, disse que a característica principal do Pelô é a participação espontânea do povo.  “As performances, os pequenos afoxés, micaretas, mascarados, é um carnaval em que o povo participa junto. E vem se fortalecendo muito com um publico grande frequentando o Pelourinho”, disse. No evento a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social lançou a campanha ‘Fique de Olho’, de combate à exploração sexual e ao trabalho infantil. Madrinha da campanha, a cantora Margareth Menezes falou da importância de chamar a atenção para o assunto. 
“Isso de dizer que o que está acontecendo lá fora não me interessa, não existe. Nos interessa, sim, porque nos afeta e quando a gente consegue chamar a atenção da sociedade para isso, estamos colaborando para as novas gerações serem mais conscientes”, pontuou. 
Programação do Circuito 
No domingo, dia 15, Edson Gomes traz clássicos do reggae para o Centro Histórico. A segunda-feira (16) abre espaço para as inovações na música da Bahia, capitaneada por um de seus maiores expoentes nos últimos anos, a banda BaianaSystem; e na terça-feira (17), Moraes Moreira, a voz que revolucionou a proposta do trio elétrico é a maior espera da noite, no encerramento da programação.
Serão 20 grandes shows no palco principal do Largo do Pelourinho. Além das cinco atrações destacadas, o credenciamento do Carnaval da Cultura selecionou 15 projetos que se apresentarão também no palco montado em frente à Fundação Casa de Jorge Amado. Cada espetáculo é composto por três artistas, promovendo encontros musicais memoráveis e inusitados. Entre os 45 artistas que participam dos projetos selecionados para o palco principal da folia, estão contemplados nomes como Chico César, Jussara Silveira, Magary Lord, Orkestra Rumpilezz, Lazzo Matumbi, Anelis Assumpção, Ana Mametto, Fabiana Cozza, Sine Calmon, Lirinha e Bailinho de Quinta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário